segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

GRUTA REI DO MATO - MG


Na categoria "Atrativos Naturais", a Gruta Rei do Mato fica a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG), pela BR-040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, possui 220 m de extensão, com um desnível de 48 m.
Em seus 04 salões observam-se estalagmites, estalactites e cascatas de pedras calcárias surpreendentes. No 4º salão da gruta destacam-se formações raras, como duas colunas esbeltas perfeitamente cilíndricas e harmônicas, compostas de belos cristais de calcita com diâmetro médio de 20 a 30 cm e altura aproximada de 20 m. Formações deste tipo, segundo geólogos são encontradas apenas na Gruta de Altamira, na Espanha.

Diversos órgãos governamentais, ligados ao meio ambiente, participaram do projeto de preservação e aproveitamento turístico da Gruta. Projeto este que demorou mais de dois anos em sua execução.
Foi um processo de urbanização e não, simplesmente um processo de acesso e iluminação. Os técnicos e cientistas que fizeram parte do projeto previram o que há de mais moderno em urbanização de grutas.

O nome do local, se deve ao fato de ter sido ela habitada por um homem de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da Revolução de 1930, que foi chamado de “Rei do Mato”.

*(Foto e texto gentilmente cedidos por Pedro Rabelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário