quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ILHA DE BOIPEBA – BA


A Ilha de Boipeba, fica no Arquipélago de Tinharé, é cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno. Esta Ilha se destaca por ter uma rara beleza natural e de grande diversidade dos seus ecossistemas pois está integrada à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba.
Junto com a Ilha de Cairu formam o município singular do mesmo nome. Em virtude do patrimônio natural, a região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, estando inserida no Corredor Central da Mata Atlântica.


A Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia.
Está cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno, a ilha se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas.
A palavra m'boi pewa - é uma palavra tupy que quer dizer "cobra chata", em referência a tartaruga marinha de onde se originou o nome Boipeba.
Boipeba contempla floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.
Também os recifes se estendem pela costa e tornam as praias abrigadas das ondas e correntes. Estes belos recifes são muitos largos e cortados por canais e poças.
Toda flora e fauna são ricas de uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Além disso, pode-se constatar a existência de tartarugas marinhas na região, as quais desovam em diversas praias da ilha.
As áreas florestais da ilha servem como abrigo para diversas espécies da fauna, destacando-se uma grande variedade de aves e colibris, tatus, raposas e répteis entre outros.


COMO CHEGAR
Avião
Do aeroporto de Salvador partem pequenos aviões para a Ilha de Boipeba. A viagem demora 30 minutos.
Catamarã
No terminal marítimo em frente ao Mercado Modelo partem embarcações para Morro de São Paulo. Às 9:00 parte um catamarã para Morro de São Paulo que tem uma conexão com uma lancha rápida até Boipeba. O catamarã leva cerca duas horas até o Morro e a lancha demora uma hora até Boipeba.
Ônibus / Táxi
No terminal marítimo São Joaquim, em Salvador, pega um Ferry-boat que atravessa a Baía de Todos os Santos até chegar em Bom Despacho na Ilha de Itaparica. A travessia demora uma hora .
De Bom Despacho segue de ônibus (2 horas de viagem) ou de táxi (1 hora de viagem) até Valença.
Outra opção é pegar um barco terminal marítimo em frente ao Mercado Modelo e partir para Mar Grande, na Ilha de Itaparica. A travessia é mais rápida (cerca 30 minutos) e o intervalo é de apenas meia hora. Em Mar Grande pode pegar uma van até Nazaré e de lá seguir de ônibus até Valença ou freta um táxi que leva uma hora de viagem.
Carro particular
Quem viaja de carro, têm duas opções: ou viaja pela BR 101 ou atravessa a Baía de Todos os Santos com o Ferry-boat até Bom Despacho. O destino sempre é Valença. No porto saem lanchas e barcos para Boipeba.


Uma outra opção é seguir a viagem até Torrinha, um lugar pequeno, que fica mais próximo da Ilha de Boipeba e têm pequenos estacionamentos. Para chegar à Torrinha, pega a estrada BA 001 até a cidade Nilo Peçanha. Após passar a cidade, entra num entroncamento para a cidade de Cairu. Nesta estada anda cerca 12 km e depois dobra à direita, entrando numa estrada de cascalho de 7 km, que leva até Torrinha.



http://www.ilhaboipeba.org.br

*(Texto – Divulgação – Fotos Mdiggs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário