quarta-feira, 19 de maio de 2010

VALE DO DOURO


O Vale do Douro, compreendido entre Barqueiros e a fronteira espanhola, é uma aventura de três séculos de trabalho e paixão pela terra.

Multidões de homens desventraram o solo, remexeram o xisto, elevaram fileiras de socalcos e vinhedo para que dele nascesse o Vinho do Porto.
Na mais antiga região demarcada do mundo os durienses empenharam a alma e o corpo em sucessivos Verões e Invernos, cuidando a terra, tratando a vinha para em cada Outono, fazer a vindima.
Dias e noites a fio, cortam os cachos, transportam os cestos e pisam os bagos nos lagares entre cantigas, concertinas afinadas e risos.

A arte e os segredos de fazer o vinho passaram de pais para filhos e a fama do Vinho do Porto atravessou fronteiras.
Fez as delícias dos ingleses, que desde o século XVII, o importavam desde a cidade do Porto para onde seguia em pipas, rio abaixo, nos barcos rabelos, o mesmo rio que viu crescer nas suas encostas, vilas e cidades e prosperarem solares, quintas majestosas, hotéis e unidades de turismo rural.

Hoje, no alvor de um novo milénio, cruzeiros cheios de turistas percorrem as águas do Douro, ávidos em descobrir a história, de explorar a natureza assombrosa e de sentir as origens do Vinho do Porto, o eterno embaixador de Portugal no mundo."

Fonte: DOURONET.PT
Texto e Foto - Divulgação
Reservas ou informações:
www.douronet.pt

Agradecimentos especiais a Isilda Couto pelas valiosas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário