quarta-feira, 25 de maio de 2011

PECORINO - BAR E TRATTORIA


BAR PECORINO ABRE COM CLIMA ITALIANO NOS JARDINS

Nova casa de Zito Silveira e Ricardo Fleury traz receitas típicas e clima descontraído.
Chi dice Italia, dice mangiare! Ou seja, falar da Itália é falar de boa comida, de boa bebida e, também, de boa companhia. É um pouco deste ar informal e familiar das trattorias que o Pecorino, bar-gourmet localizado na Al. Joaquim Eugênio de Lima, traz para a cidade.

A casa é comandada pela experiente dupla Zito Silveira (dos bares Coronel Mostarda e Almirante Sardinha) e Ricardo Fleury (sócio do Dorothy Parker e do Rádio Café), que volta a trabalhar junta depois de cinco anos. O local investe em petiscos e pratos típicos italianos, preparados com ingredientes de primeira linha. A programação visual criada pela agência Loducca e o projeto arquitetônico assinado pela portuguesa Rita Freitas contribuem para um espaço ainda mais acolhedor.

O bar que surpreende
No balcão do bar, as coqueteleiras são comandadas pelo barman Araújo, com um cardápio que destaca drinques clássicos italianos, como Negrone, Aperol Spritz, Bellini e Campari Tônica.


O cardápio e alguns destaques
A cozinha do Pecorino é comandada pelo chef André Galante, que já trabalhou com a banqueteira Neka Mena Barreto, com o chef Alex Atala e na La Brasserie Erick Jacquin.
Um dos destaques do bar é a salumeria, onde o cliente pode escolher os antepastos que preferir direto do balcão. Entre os itens disponíveis estão delícias como o pecorino romano (queijo duro típico italiano à base de leite de ovelha, mortadela italiana legítima e queijos como taleggio e grana padano, cortados na hora e na quantidade em que o cliente deseja.
Outro ponto alto é o balcão de antepastos, com sugestões como cipollina rossa di tropea (cebolinhas vermelhas italianas com azeite, caponata da vava (berinjela, pimentões, abobrinhas, nozes e passas) e tonno con cipolla e erbe (atum fresco marinado em azeite com cebola e ervas frescas).

Para dividir com os amigos à mesa, a seção de cicchetti (petiscos) traz itens conhecidos dos bares italianos, como o suppli al telefono (bolinhos fritos de risoto de tomate recheados com mussarela), a fondutta di provolone dolce (queijo provolone italiano derretido) e a bruschetta de carciofi (fatia de pão italiano com alcachofrinhas e queijo grana padano).
Quem gosta de sanduíches encontra opções como o mozzarela in carrozza (pão de miga empanado e frito, recheado com mussarela de búfala) e o coppa e gorgonzola (copa, creme de gorgonzola e mascarpone, rodelas de tomate e azeite).

Na seção de massas, destaque para receitas tradicionais italianas, como o troffie al pesto (com molho à base de manjericão, alho, pecorino e azeite) e o spaghetti alle vongole (espaguete com vongoles, salsinha e vinho branco).


As sobremesas
Na hora da sobremesa, a tradição segue em opções como a pastiera di grano e o clássico italiano tiramisú entre outras.
Para terminar bem a refeição, o bar oferece uma série de cafés à italiana e doses de limoncello (licor de limão siciliano feito na casa.
Gelado, refrescante e digestivo.

Os vinhos
A carta de vinhos é composta de cerca de 70 rótulos, a maioria vinda da Itália.
A jarra de vinho da casa é uma excelente pedida.


O charmoso Ambiente
A arquiteta portuguesa Rita Freitas, em seu primeiro projeto no Brasil, buscou inspiração nas casas do sul da Itália para compor a ambientação do Pecorino. O equilíbrio no uso de cores fortes com tons mais sóbrios e informais marcam a decoração da casa. Logo na entrada, árvores, mesas nas calçadas e um toldo azul recepcionam os clientes em um clima descontraído e mesas de madeira com toalhas azuis e brancas.
O aconchegante salão interno, com teto e piso de madeira, tem acolhe o balcão do bar, para as geladeiras de cerveja e bebidas e para o balcão da salumeria, onde os clientes poderão se servir dos antepastos e dos queijos e frios. Um salão ajardinado a céu aberto nos fundos da casa, com paredes em tons de vermelhos, é um espaço convidativo e animado para os fumantes.

Vá e confira !

SERVIÇO: Pecorino Bar e Trattoria
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1.706, Jardins.
Telelefone: (11) 2339-2887

*(Foto – Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário