segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mostra de Cinema da Amazônia


A Mostra de Cinema da Amazônia vai para sua terceira edição em setembro e outubro de 2011, agora circulando várias cidades de Portugal e terminando na Holanda, em Amsterdam.

Organizada e produzida pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil, o evento traz na programação curtas metragens e documentários que abordam símbolos amazônicos sob os mais diferentes aspectos, desde rituais, lendas, festas de transe e comunidades tradicionais a movimentos culturais tecnológicos da periferia e ficções do cotidiano ribeirinho.

Dessa vez o evento se fundiu ao Festival Gastronômico Sabor Selvagem, onde o público não só apreciará os melhores filmes produzidos no Pará e outros Estados da Amazônia, como também degustará da alta gastronomia desenvolvida pela equipe de chefs, professores, pesquisadores e cientistas do grupo Sabor Selvagem, coordenada pelo Mestre Ofir Oliveira, que há vinte anos se destaca como uma entidade comprometida com a implementação de projetos que unem sustentabilidade e comprometimento social, através do aperfeiçoamento de técnicas, reutilização e beneficiamento de produtos descartados na natureza, organização da produção e a sofisticação de receitas gerando novos produtos para o mercado nacional e internacional, tendo em vista o interesse mundial na Amazônia, em especial na nossa gastronomia.

Os dois eventos acontecerem simultaneamente, significa o lançamento do grande projeto que acontecerá em abril e maio de 2012, o Amazon Project, que será uma Feira de Cultura Amazônica, e levará muitos outros expoentes culturais de nossa região, como a música, o teatro, a dança, as artes plásticas, a fotografia e a literatura para o mundo. A equipe do Instituto Amazônia Brasil estará realizando os eventos, e ao mesmo tempo visitando Fundações, Associações e entidades culturais para fechar parceria para projetos de difusão da cultura amazônica e formação de público para nossos produtos culturais. Segundo Eduardo Souza, presidente do Instituto e coordenador do evento, "nossa intenção é abrir os olhos do mundo para a verdadeira Amazônia, para o que nós temos de bom realmente a oferecer para o mundo, e o mundo quer isso, nós é que não nos demos conta ainda. Projetos como esse, além de abrirem espaço e estimularem o mercado para nossos produtos, também ajudam a mudar muitas das percepções equivocadas que o mundo tem de nossa região."

Da mesma forma que levamos nossas produções para lá, também receberemos mostras de filmes de todos os países por onde passarmos, festivais gastronômicos com chefs internacionais, exposições e shows dos mais diversos. Trata-se verdadeiramente de um projeto de intercâmbio cultural.

Aguardem, pois logo voltaremos e com muitas novidades para a cidade!


Mais informações no site:
www.institutoamazoniabrasil.com


*(Texto e foto – Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário