segunda-feira, 16 de novembro de 2009

GALERIA DE ARTE DO SESI ABRE A EXPOSIÇÃO ARTE COLOMBIANA – 1948 A 1965


Até 25 de janeiro, num acervo de 148 peças – pinturas, esculturas, gravuras e material referencial (revistas culturais e filmes de época) – produzidas entre 1948 e 1965 estará exposto, gratuitamente, na Galeria de Arte do SESI. Resultado de parceria entre o Museo Nacional de Colômbia, a Asociación de Amigos del Museo Nacional e o SESI-SP para a viabilização do projeto, a mostra Arte Colombiana – 1948 a 1965 reúne importantes obras de acervos particulares de colecionadores colombianos.
O acervo inédito, composto por produções de 47 artistas, conta com renomados colombianos com intensa e influente produção no período. Os destaques ficam para obras de Fernando Botero, Alejandro Obregón e Edgar Negret, que raramente ou nunca foram vistas fora daquele país.
A mostra, que tem curadoria dos pesquisadores colombianos Julián Serna, Nicolás Gómez e Felipe González, está disposta em cinco eixos temáticos a partir dos quais os artistas formularam diversas abordagens de um entorno comum.
A exposição apresenta um percurso por meio de diversas propostas artísticas desenvolvidas e divulgadas na Colômbia durante um período marcado por mudanças e diálogos entre artistas. “Por meio das obras expostas, pode-se apreciar uma transformação no modo de compreender a prática artística com relação ao entorno material, cultural e natural”, contextualiza Julián Serna. “Este percurso indica as particularidades das propostas individuais, articuladas com aspectos compartilhados que permitem ver algumas tendências coletivas. Durante esses anos, a prática artística, apoiada na experimentação formal, introduziu um caráter poético e simbólico em um modelo de pensamento literal e narrativo. De par com esta mudança na concepção de sua prática artística, alguns artistas incursionaram pela apropriação de tendências cubistas e abstracionistas como ferramentas de sua criação”, esclarece.
Para a curadoria, a exposição revela um relevante panorama das diversas propostas artísticas desenvolvidas na Colômbia durante os anos de 1948-1965, marcante período das artes plásticas daquele país. “Trata-se do percurso de um território. Significa passar novamente em revista a história de sua produção plástica. É apreciar a mudança na sensibilidade de um povo”.

SERVIÇO:
Exposição: Arte Colombiana – 1948 a 1965
Local: Galeria de Arte do SESI - Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Datas e horários: Até 25 de janeiro - às segundas-feiras, das 11h às 20h, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.
Informações: (11) 3146-7405 / 3146-7406
Agendamento de grupos: de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 13h e das 14 às 17h, pelo telefone 3146-7396 / falar com Leni
Entrada franca - Recomendação: Livre
*(Texto e Foto Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário