segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PINACOTECA


A Pinacoteca do Estado é o museu de arte mais antigo da cidade e certamente um dos mais importantes do país.
Nasceu no prédio inicialmente construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Por isso, a história da Pinacoteca confunde-se em seus primórdios com a implantação do Liceu, e sua presença no edifício – conturbada por uma série de eventos históricos, como os conflitos de 1930 e 1932, além de reformas – alternou-se com transferências temporárias para outros locais, como o prédio da Imprensa Oficial e o pavilhão no Ibirapuera.
Ao ser inaugurada, em 25 de dezembro de 1905, a Pinacoteca contava com 26 pinturas de artistas ligados à tradição oitocentista e clássica, a saber: Pedro Alexandrino (8), José Ferraz de Almeida Júnior (4), Antonio Ferrigno (1), Benjamin Parlagreco (3), Antonio Parreiras (2), Oscar Pereira da Silva (4), Pedro Weingärtner (2) e Berthe Worms (2).
Em sua maioria, eram trabalhos adquiridos pelo Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Interior, inicialmente para figurarem no Museu do Estado (atual Museu Paulista); outros foram oferecidos pelos próprios artistas ou personalidades locais e, no caso da obra Cozinha na roça, de Pedro Alexandrino, a doação foi condicionada pela concessão de bolsa de estudos no exterior.
A esse conjunto foram acrescentadas 33 obras quando da regulamentação da Pinacoteca como museu estatal em 1911: trabalhos de Georgina e Lucilio de Albuquerque, Dario e Mario Barbosa, Torquato Bassi, Benedito Calixto, João Batista da Costa, Aurélio de Figueiredo, José Monteiro França e Eliseu Visconti.
Forma-se, dentro de uma tradição oitocentista e clássica, uma coleção de qualidade.

Pinacoteca do Estado: Praça da Luz, 2 – Tel. (11) 3324.1000 - Estação Pinacoteca: Largo General Osório, 66 – Tel. (11) 3335.4990

Veja o site: www.pinacoteca.org.br

*(Óleo sobre tela pintado por Milton Pereira)

Um comentário:

  1. Quando forem visitar a Pinacoteca do Estado aproveitem para ver a exposição de fotos de Gaspar Gasparian.
    Um show !
    Abraços,
    Wagner.

    ResponderExcluir