segunda-feira, 11 de julho de 2011

CIRCUITO TURÍSTICO SERRAS VERDES DO SUL DE MINAS


Vinte cidades compõem o Circuito Turístico Serras Verdes.

A História narra: inscrições rupestres e sítios arqueológicos comprovam a presença do índio, primeiro habitante daquelas serras. Depois chegaram os bandeirantes atrás de ouro. Em vão. Mas se ouro não havia, havia abundância de terras férteis e rios generosos que atraíram colonos que formaram os primeiros povoados. Hoje, essas montanhas encantam visitantes em busca de tranqüilidade e de belas paisagens. O clima, considerado um dos melhores do mundo, é caracterizado por verões amenos e invernos de temperaturas negativas, o que o torna único num país tropical como o Brasil.

A paisagem é cortada por belas cachoeiras cercadas por flora e fauna remanescentes da Mata Atlântica. Boa parte da região se situa dentro das APAs – Áreas de Preservação Ambiental, o que permite que as majestosas florestas de araucárias, cartão postal da Serra da Mantiqueira, permaneçam intocadas. As cidades que formam o Circuito mantêm os hábitos de vida simples. Estão presentes nesse cotidiano o fogão a lenha, as quitandas, o queijo artesanal, doces, geléias e pães, além dos pratos típicos da apreciada cozinha mineira. Esses hábitos, aliados ao conforto, marcam o serviço oferecido por hotéis e pousadas que se espalham pelas montanhas.

Não é sem razão que o artesanato de Minas rompeu os limites do país e hoje é adquirido no mundo todo como legítimo representante da arte popular. Pois na Serra da Mantiqueira essa arte toma forma através do barro, da palha, da madeira, do tecido, expressando o talento do povo da montanha que se reflete também nas festas típicas em louvor aos santos ou como representação de uma cultura rica em ritmos e danças.

O turismo rural e o ecoturismo se organizaram, permitindo que o visitante usufrua o que há de melhor tendo como cenário antigas fazendas, testemunhas da História guardada entre as paredes da casa grande e da senzala. Mas para quem considera que o prazer deve conter uma dose de adrenalina, os Esportes de Aventura encontraram espaço privilegiado na serra: trilhas, cavalgadas, canoagem, arborismo, vôo livre, rapel, rafting – é só escolher.

Visitando o site você poderá escolher a cidade, o lugar onde se hospedar, restaurantes e atividades.

Acesse: www.serrasverdes.tur.br

*(Foto e texto - Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário