quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SIMPLICIDADE E SABOR: OSTERIA DEL PETTIROSSO SERVE PRATOS DA AUTÊNTICA COZINHA ITALIANA


Para abrir o apetite, são sete as opções de antipasti, entre elas “Polpi alla luciana” (polvo cozido em tomate com azeitonas pretas, alho, salsa e um toque de pimenta malagueta) e “Spuma di polenta, foie gras e profumo di tartufo” (fespuma de polenta, fatias de foie gras e azeite ao oma de tartufo).
E, com toda certeza, vale provar o "Carpaccio de file mignon, limão, rúcula, azeite de oliva extra-virgem, sal Maldon e lâminas de parmigiano reggiano". É um carpaccio, digamos, "ortodoxo", diferente do habitual. É preparado não com fatias de carne, mas com um pedaço de filet mignon (80g) pressionado com um batticarne entre duas lâminas de plástico alimentar até formar um disco único de carne, com 28 cm de diâmetro e 5 mm de espessura. O disco é temperado com suco de limão, azeite de oliva extra virgem e uma especialíssima gelatina de parmigiano. Importante, não se deve ter pressa: esse antipasti é "feito na hora".
São 15 as opções dos primi piatti, entre elas uma das receitas que melhor caracterizam a cozinha de Marco Renzetti: “Tonnarelli cacio e pepe tradizionali” (massa típica de Roma fabricada com semolina, água e ovos na tradicional chitarra, com molho de manteiga, quieijo pecorino epimenta do reino). Outras sugestões são “Pappardelle al Cacao con Ragù di Capretto” (pappardelle de sêmola, ovos frescos e cacau com molho de cabrito cozido lentamente com vinho tinto e tomate) e “Gnocchi alla sorrentina” (leves nhoques de batata aomolho de tomate fresco, pecorino, mozzarella de búfala La Bufalina, gratinados ao forno).
Os secondi piatti são onze. Ótimas sugestões são “Stinco di vitella brasato e spuma de polenta al tartufo” (ossobuco de vitela cozido com legumes, vinho branco, louro e zimbro em companhia de espuma de polenta trufada) e “costelette d´agnello a scottadito” (costeletas de cordeiro grelhadas e temperadas com azeite aromatizado com alho e alecrim, acompanhadas de polenta e verduras grelhadas). Para quem optar por evitar carnes vermelhas, uma bela escolha é a “Fagottinodi razza e coda di rospo con cozze e broccoletti (filé de tamboriú e arraia em crosta de batata ao molho de mexilhões, brócolis, tomate fresco, alho e azeite de oliva extra- virgem)
Os doces - nove opções - são tentadores. Dois deles: “Panna Cotta allo Zafferano” (panna cotta de creme de leite aromatizada com açafrão, acompanhada de um creme de cítricos) e “Tiramisù” (creme de mascarpone e fatias de pão-de-ló embebidas em caffè espresso).
Terminada a sobremesa, é hora do café... veramente italiano. Além dos espressi simples (normal ou ristretto), a oferta inclui “Espresso alla Nocciola del Pettirosso” (espresso com creme de avelãs), “Espresso Corretto alla Grappa” e “Cappuccino”.
O arremate final é uma dose de licor de figo-da-índia, servida como cortesia juntamente com a conta – o licor é feito por Erika Andrade, mulher de Renzetti, que é a anfitriã e a bartender da casa.
Duas coisas mais: (1) a Osteria del Pettirosso tem uma pequena mas bem elaborada Carta dei Vini, com mais de 80 rótulos e bons preços, com vinhos de Itália, Espanha, Chile, Argentina e Brasil; (2) todas as massas e pães servidos no Pettirosso são fabricados no restaurante – como foi dito, tudo lá é muito artesanal.
Mordido pelo Bicho – Marco Renzetti, 32 anos, nascido em Roma, a capital italiana, é chef de cozinha autodidata. Não cursou escolas de gastronomia, tornou-se cozinheiro trabalhando muito, 16 horas por dia, sempre com humildade – lavou milhares de pratos, descascou milhares de batatas...
Teve a formação inicial em casa – quando pequeno ajudava com as panelas a mãe, Stefania, ótima cozinheira como costumam ser as mães italianas. Pegou gosto pela coisa e, com o tempo, passou a se arriscar em receitas mais complexas. A real oportunidade para aprender a cozinhar, aliando ao talento técnicas profissionais, surgiu quando tinha 19 anos e teve a oportunidade de trabalhar em um restaurante italiano com um ótimo chef, Flavio Gallotta.
Foi uma espécie de “curso prático e intensivo”, em tempo integral, que durou pouco mais de um ano e acabou sendo interrompido quando Renzetti foi fazer o serviço militar. “Mas naquele momento eu já tinha sido mordido pelo ‛bicho do restaurante’, já sabia o que ia fazer na vida”, conta. E acrescenta: “para um cozinheiro, ter um restaurante, poder receber pessoas, ter a oportunidade de que provem sua comida, é uma realização, é a maior gratificação.”
Terminados os oito meses no exército, ele voltou a trabalhar com Gallotta e acabou vindo para a América do Sul. Por algum tempo teve um restaurante em La Paz e em 2006 veio para o Brasil, já casado com Erika Antezana Andrade, paulistana filha de bolivianos. Decidiram ficar em São Paulo e abriram a Osteria del Pettirosso, instalada em uma simpática casa na alameda Lorena, já bem perto da Avenida Rebouças.
Serviço – A Osteria del Pettirosso fica na Al. Lorena 2155. Tels. 3062-4531 / 3062-5338. Tem 60 lugares. Aberta de terça-feira a sábado das 12 às 15 horas e das 19:30 às 24 horas; aos domingos, das 12 às 17 horas. Aceita todos os cartões de crédito e de débito. Manobrista: R$ 10,00 (almoço) e R$ 12,00 (jantar).
(Foto Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário