terça-feira, 16 de junho de 2015

ROTEIRO EM BORACÉIA


Boracéia em tupi – dança...
Boracéia surgiu por iniciativa de Eugênio Burjato, italiano, de Revigo. Como todo europeu quando imigrava para o Brasil, tinha em sua mente, vir para as terras brasileiras, pois lhe informavam que eram dadivosas e sumamente produtivas, trabalhar por determinado tempo fazer fortunas e regressar para sua Pátria. Entretanto, dos que vieram, porcentagem mínima voltou. Preferiram ficar, dado o acolhimento que aqui tiveram, construíram nova pátria, tornaram-se brasileiros por adoção, seguindo essa tradição, veio Eugênio Burjato, em 1895.


Em 1916, depois de ganhar algum dinheiro na lavoura, adquiriu uma área de um alqueire e meio de terras de Joaquim Francisco de Oliveira, gleba essa pertencendo a Fazenda Floresta, onde hoje se encontra o patrimônio da cidade. A principio se dedicou a lavoura, posteriormente instalou maquina de arroz, olaria de tijolos, casa comercial, construiu uma Capela e outras atividades que iam aparecendo, criaram ambiente para que fosse constituído em distrito, pois inclusive já havia sido feito loteamento com abertura de ruas e praças.
Nesse trabalho e pelo fato de o povoado já estar em ritmo respeitável de progresso, Eugênio Burjato, coadjuvado por Amaro José Veríssimo e outros conseguiram a criação do distrito e depois, com luta das famílias Sgavioli, Freitas Pereira e demais elevaram o município.
Esta praia faz divisa com o município de Bertioga, apenas uma parte desta praia pertence ao município de São Sebastião.  Possui em extensa faixa de areia de característica fina porém compacta.  Apresenta um mar calmo com águas cristalinas, boa para o banho.  No seu entorno apesar de existirem algumas residências ainda apresenta uma vegetação nativa bem conservada.  Segundo informações de moradores acontece nesta praia a pesca da tainha que é feita por redes que são puxadas de suas areias.


A 62 km do centro, Boracéia faz a divisa dos municípios de São Sebastião e Bertioga.
Praia de areia escura e compacta, muito extensa, de mar aberto, calmo e transparente. Boracéia reserva ainda grandes surpresas, como as praias encobertas pelo morro da Ponta da Boracéia, completamente selvagens, e a Reserva Indígena do Rio Silveiras, onde estão estabelecidas tribos de índios Guaranis. Eles vendem seu artesanato na beira da Rodovia, mas o acesso à Reserva é proibido.
Também conhecida pela pesca de arrastão, Boracéia realiza no mês de Julho, a Festa da Tainha, que atrai um grande número de turistas.


*(Fotos - José Osmar)


O QUE FAZER - https://www.facebook.com/places/O-que-fazer-em-Boraceia/107854842569472/
GUIA - http://guiadolitoral.uol.com.br/boraceia-sp.html
ONDE FICAR - www.salvettipraiahotel.com.br
ONDE COMER - www.asindias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário